terça-feira, 28 de abril de 2009

Sobre Humanos


Sempre que decidir entrar na vida de alguém, vá com calma, tenha certeza do que está fazendo. Não cative ninguém assim, á toa. Tente enxergar sua própria mente antes de qualquer coisa.

Conheça a si, antes de conhecer o próximo.

Tudo muda com um "oi".
A partir daí fica gravada na sua mente a imagem, o cheiro, o som da voz, e os traços marcantes. Na mente do outro está o mesmo em relação a você.
Suas vidas mudaram para sempre. Não? Não acha? Tudo bem, cada um com sua opinião. Mas tente entender este ponto de vista.
Mesmo que 10 anos depois nem lembre mais desta pessoa, em algum lugar da sua vida ela vai estar guardada, algum cantinho empoeirado, daqueles que a gente tem até medo de chegar perto e ter uma alergia.
Vendo desta maneira é bem possível ocorrer a seguinte dúvida: “Pra que então vou gastar minha memória apenas com uma feição, um cheiro, um som, quando posso conhecer o que está por dentro de tudo isso, quando posso entender o que movimenta a personalidade, e o caráter que comanda essas pequenas características?”.
Aí está a chave do "problema", é bem fácil perceber a "preguiça" ou preguiça mesmo, que muitas pessoas têm de conhecer outras.
Falta o ser humano valorizar o ser humano. E não contentar-se apenas com uma mera característica física, o "jeito daquele cabelo" a "cor daquele olho", e sim apresentar uma curiosidade saudável de descobrir quem é que está por trás disso. Existem diversas situações nas quais apenas atentamos para tal fato, quando precisamos de alguma pessoa assim, dessas que deixamos nas nossas gavetinhas empoeiradas. Dessa forma nos interessamos em conhecê-la, e finalmente conseguir dela o que precisamos. E isso parece egoísta. E é egoísta.
Não é necessário ser assim, e nem precisamos disso. Somos acomodados para ser mais sincera. E muitas vezes reclamamos da solidão, sem olhar em volta. Sem notar que estamos rodeados de pessoas que não conhecemos de verdade.
Seria bem mais fácil e agradável se todos fossem assim (nada é perfeito).
Tão bom que é conhecer gente nova, novas mentes, novas maneiras de viver. Tenho certeza que desta forma a solidão de muitos "corações" iria diminuir consideravelmente, juntamente com o "stress" e a pressão do dia-a-dia. Se mesmo assim, você não se convenceu que cativar alguém vai modificar sua existência, então tente e tire suas conclusões.
Se não quiser tentar, ok. Possivelmente, um dia alguém vai te cativar, em seguida você lembrará de algum modo desse texto que você leu e deixou na sua gavetinha.

"Homo homini lupus"
(Frase popularizada por Thomas Hobbes, filósofo inglês do século XVIII, que afirmava que o egoísmo era o mais básico comportamento humano).

Um comentário: